É um conjunto de regras que são usadas para nortear os direitos e deveres específicos de um condomínio.
É de responsabilidade dos proprietários de casas ou apartamentos do condomínio a elaboração por escrito da convenção do condomínio, deve ser aprovado também o regimento interno do condomínio.
A convenção para ser aprovada depende de no mínimo 2/3 dos representantes (proprietários) das casas/apartamentos do condomínio.
Indice:
Conteúdo da Convenção de Condomínios
Regimento Interno
Normas do Regimento Interno
Lei do Condomínio ou Convenção
Deveres do Síndico
Dúvidas Frequentes
Conte com a Contrato Administradora de Condomínios para a criação auxílio na criação da convenção de condomínios, bem como toda a sua administração para sucesso financeiro do Condomínio e redução de problemas internos dos condôminos.
Ligue para: (31) 3274-2811
O regimento interno são as normas que auxiliam no bem-estar dos condôminos, estabelecendo limites de conduta para a facilitação do convívio entre os moradores.
O Regimento Interno deve ser parte da Convenção de Condomínio e complementar as questões não descritas na convenção.
Normas que devem constar no Regimento Interno:
Proibições:
Lei do Condomínio ou Convenção de Condomínios?
No ordenamento jurídico brasileiro a principal lei a ser observada é a Constituição Federal, logo abaixo as leis ordinárias como o Código Civil e por último, tudo aquilo que não for proibido pela Constituição Federal, Código Civil e pelas demais leis vigentes, poderá ser estabelecido pela Convenção de Condomínios e regimento interno do condomínio.
Um exemplo muito usual em condomínios são as convenções que proíbem condôminos de terem cães. É garantido na justiça o direito para moradores de condomínios possuírem cães e gatos, dessa forma conforme explicado a hierarquia, mesmo que tenha essa vedação explícita na convenção ou nas regras internas do condomínio a lei é superior e anula qualquer proibição específica.
Quais são os deveres do síndico?
O sindico com autorização dos condôminos e para o bem comum poderá contratar uma Administradora de Condomínios para realizar as funções administrativas.
Sou locatário, tenho direito de participar das assembleias e direito a voto?
O direito a voto é possível caso você tenha uma procuração simples feita pelo proprietário do imóvel, a participação das assembleias e a discussão dos assuntos comuns não depende de procuração e é um direito seu.
O valor do condomínio é cobrado somente para apartamentos ocupados ou deve ser pago até para apartamentos desocupados/vazios?
Independentemente de estar ocupado ou vazio o apartamento, o valor do condomínio deve ser pago por todos as unidades. Existe ainda a possibilidade de uma fração maior para certos tipos de apartamentos como área privativa ou cobertura, porem essa informação deve constar na Convenção de Condomínios.
Qual é a diferença entre a Convenção de Condomínios e o Regimento Interno?
A Convenção de Condomínio é obrigatória até para o registro de matrícula do imóvel, onde existem regulamentações essenciais como regras para reformas, estabelecimento das áreas comuns, vagas de estacionamento, já o regimento interno regulamenta as normas de convivência, a sua aprovação deve ser feita na primeira reunião dos moradores.